CONFIRA RESUMO DA ENTREVISTA COLETIVA DE HAYAO MIYAZAKI

hayao miyazaki

Em entrevista coletiva transmitida na última sexta, direto de Tóquio, Hayao Miyazaki deu detalhes sobre sua aposentadoria. Ele, que em outras ocasiões já havia declarado que iria se aposentar (como após dirigir o sucesso Princesa Mononoke), diz que dessa vez é para valer e não há volta. Na entrevista, Miyazaki falou sobre sua aposentadoria. “As pessoas devem estar pensando ‘Ah, ele diz que vai se aposentar de novo’, mas dessa vez é sério”. Ele também revelou que, mesmo feliz por trabalhar com filmes de animação, nunca o agradou ser um diretor por tomar muitas decisões.

Embora tenha sido enfático ao anunciar sua definitiva aposentadoria, Miyazaki também foi claro ao dizer que não curtirá seu descanso como as pessoas comuns. “Quando eu trabalho em algo que gosto, o trabalho se torna o descanso que quero. Quando durmo, não consigo descansar”. Será que podemos esperar participações especiais dele em futuros trabalhos do Ghibli? Aos 72 dois anos, Miyazaki disse que ainda tem disposição para trabalhar por mais 10 anos, mas que já chega de filmes de longa-metragem. Além disso, ele brincou que ele próprio poderia virar tema de exposição no Museu Ghibli.

Quando questionado sobre sua declaração formal de aposentadoria, no Festival de Veneza, Miyazaki disse que ele, a princípio, não queria fazer, mas simplesmente falou à sua equipe que já estava na hora de parar. O produtor Toshio Suzuki percebeu que seria complicado lidar com a curiosidade do mundo sobre isso, então no fim decidiram que seria melhor anunciar em entrevista coletiva. A entrevista, transmitida de Tóquio para o mundo pelo Niconico, reuniu mais de 600 jornalistas.

Sobre filmes que ele pode e quer fazer, Miyazaki revelou que, por razões que não podem ser discutidas em público, as obras acabaram por não sendo produzidas. Um repórter perguntou sobre uma possível continuação de Nausicaä do Valo do Vento, mas a resposta de Miyazaki foi um sorriso e um “não”.

Houve muita especulação sobre as razões da aposentadoria de Miyazaki. Sabe-se que sua última obra, Kaze Tachinu, recebeu duras críticas da mídia japonesa e coreana por levantar polêmicas sobre o design do avião mais eficaz do Japão quando este lutava ao lado da Alemanha Nazista. Há quem diga ainda que a obra foi baseada no terremoto de 2011 que assolou o Japão. Em resposta, Miyazaki disse: “É um cenário militarista e eu acho que pode gerar muitas opiniões… no entanto, acho que não há como entender um filme sem o assistir. Vá ao cinema e assista. Não se baseie em opiniões sem fundamentos”. O filme Kaze Tachinu teve uma das melhores bilheterias da história da Ghibli.

O antigo presidente do estúdio Ghibli e atual produtor, Toshio Suzuki, revelou ainda nessa entrevista coletiva sobre a aposentadoria de Hayao Miyazaki, que o nove filme será lançado no próximo verão. Suzuki também disse que não podia revelar mais detalhes, apenas que a animação já estava sendo produzida.

FONTE: Crunchyroll

Anúncios