FALECE O MANGAKÁ KEIJI NAKAZAWA

keijinakazawa

Como postei no perfil do blog no Facebook esse semana, faleceu o mangaká KEIJI NAKAZAWA. O link era da Folha de S. Paulo, mas, como ninguém se pronunciou a respeito (infelizmente), resolvi relembrar aqui, mais uma vez, essa perda para o mundo dos mangás.

Nakazawa faleceu aos 73 anos, vítima de câncer. Para quem não sabe, ele é o autor do icônico mangá “Gen, Pés Descalços” – o qual foi traduzido em mais de 20 idiomas e vendeu mais de 10 milhões de cópias. Aliás, a obra foi referencial para o cartunista americano Art Spiegelman, que prefaciou um dos volumes de suas histórias.

Publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora Conrad, o mangá é considerado um testemunho histórico (sua experiência de ter sobrevivido à bomba de Hiroshima é o foco da história), avalia a irresponsabilidade e a desumanidade que é o uso de armas atômicas em guerras. Lembrando que Nakazawa tinha apenas 6 anos em agosto de 1945 e acabou perdendo seu pai, irmão e irmãs durante o bombardeio. Sua mãe morreu 20 anos depois, vítima da contaminação nuclear.

Nakazawa já não desenhava desde 2009, por não enxergar mais, decorrência de problemas de catarata. Também recebia tratamento contra um câncer no pulmão desde 2010.

Anúncios